Pós-Graduação

Sobre

A Pós-Graduação em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE é um dos mais importantes programas de pós-graduação da área no Brasil. Na avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), o Programa de Pós-Graduação do CIn está entre os sete mais conceituados do país avaliado em 2017 com nota 7, valor máximo possível para qualquer programa nacional. 

A construção e a contínua manutenção de um centro de excelência e referência em ensino e pesquisa aplicada, com inserção nacional e internacional, focado no avanço tecnológico em diversas áreas da Computação para gerar resultados impactantes no campo da Ciência e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) são considerados os principais objetivos do Programa de Pós-graduação do CIn-UFPE.

Desses objetivos, derivam o empenho em formar profissionais qualificados, que estejam aptos a atuar em projetos de pesquisa e desenvolvimento nos mais diversos segmentos produtivos da sociedade; o foco no avanço científico e na publicação dos resultados daí decorrentes em renomados veículos de divulgação internacional; além do esforço em alavancar outras instituições de ensino e pesquisa da região por meio da formação de recursos humanos e da realização de projetos de cooperação científica de níveis nacional e internacional.

Bastante abrangente, o Programa contempla sete áreas de pesquisa: Banco de Dados, Engenharia da Computação, Engenharia de Softwares e Linguagens, Inteligência Computacional, Redes e Sistemas Distribuídos, Teoria da Computação e Mídia e Interação. Destacam-se disciplinas como Gestão de Processos de Negócio, Cloud Computing e Sistemas de Informação Urbanos, além de algumas relacionadas à Economia, como Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos de SI. Além disso, a Pós-graduação do CIn-UFPE oferece disciplinas e áreas de atuação equivalentes às oferecidas nas principais universidades do mundo, como Inteligência Computacional, Processamento Digital de Sinais (imagem, voz e vídeo), Comunicações, Robótica e Engenharia Automotiva.

Trata-se de um Programa consolidado por suas décadas de funcionamento, com grande inserção na sociedade e que atrai candidatos de alto nível de todas as regiões do Brasil, bem como do exterior, pois sua excelência é reconhecida nacional e internacionalmente. No CIn-UFPE, já foram formados profissionais que hoje atuam em diversos países da América Latina, da América do Norte, da África e da Europa; em instituições de ensino e pesquisa, como a University of York, na Inglaterra, a Université d’Orléans, na França, e o Max Planck Gesellschaft, na Alemanha; e grandes empresas como a Google, a Microsoft, a HP, a Ericsson e a Facebook.

Atualmente, a Pós-graduação do Centro de Informática conta com diversas pesquisas em várias áreas da computação. Possui um corpo docente especializado, diversificado, que inclui pesquisadores com dedicação exclusiva. A infraestrutura dispõe de laboratórios, suporte para instalação de softwares e ferramentas, e os computadores estão sempre atualizados, tanto as máquinas quanto os softwares.