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Suspensão de aulas e cancelamento de eventos no CIn-UFPE até 31 de março

A ação pretende prevenir à disseminação do novo Coronavírus (COVID-19).

23 de março de 2020 às 12:11:49

As aulas presenciais, bem como todos os eventos marcados nas dependências do Centro de Informática, estão suspensos até o dia 31 de março. Posteriormente, serão passadas informações no caso de remarcação de datas para a realização dos eventos. As defesas de teses e dissertações devem ser tratadas com a coordenação de pós-graduação. A diretoria do CIn-UFPE também disponibilizou uma lista orientações e esclarecimentos sobre o funcionamento do Centro e da universidade:

 

1) O ponto principal de todas as ações é evitar que haja circulação de pessoas (alunos, técnicos e professores) na universidade, reduzindo essa circulação ao mínimo necessário.

2) O calendário de aulas da graduação e pós-graduação está suspenso, inicialmente até o final do mês de março. Nesse sentido:

a) Não deve ser feito o lançamento de aulas nesse período; 

b) Para que as aulas possam ser dadas oficialmente de forma remota é preciso uma autorização (portaria) do MEC para permitir a alteração  da modalidade de aulas presenciais para a distância (sem previsão no PPC do curso);

c)  Na reunião ficou o encaminhamento de solicitar ao MEC tal portaria, em conjunto com outras universidades que têm a mesma solicitação (para as disciplinas que puderem ser adaptadas e cujos alunos tenham condições de participar e realizar as atividades remotamente).

3) Todas as atividades devem ser realizadas de forma remota (Home-office), entretanto cada setor deve acordar com a sua chefia imediata a necessidade de alguma atividade presencial, quando estritamente necessária. Por exemplo, quando necessária a assinatura física de algum documento por técnicos, docentes, coordenadores, chefias ou diretoria. Em qualquer caso pode ser combinado entre as partes o dia e horário, evitando-se o deslocamento em horários de maior movimento no transporte público. 

4) Não haverá atendimento presencial. Dessa forma deve ser colocado na porta de cada setor um aviso de como entrar em contato com o mesmo (email institucional e/ou opcionalmente celular) para possibilitar a comunicação do interessado com o setor.

5) Para as defesas de teses, propostas de teses ou dissertações recomenda-se que ocorram de forma remota e evitando a presença física de público.
 
6) Atividades presenciais de monitoria, iniciação científica, Maratona, PET estão suspensas, podendo ser mantidas atividades remotas.

7) Os laboratórios de graduação serão fechados no período de suspensão das atividades presenciais.

8) Os laboratórios de pesquisa e de projetos devem procurar se adequar a esses direcionamentos, exceto quando estritamente necessário o acesso presencial a equipamentos e softwares.

9) Os ajustes no funcionamento dos contratos de limpeza, portaria, segurança, manutenção, etc. serão acordados com as empresas através do setor responsável pelo contrato na Administração Central (PROGEST, SSI etc.).

Na medida em que tenhamos mais informações estaremos compartilhando.