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Alunos e ex-alunos do CIn-UFPE integram as três equipes vencedoras do Hackathon Serpro

Os grupos desenvolveram soluções com base em ciência de dados para melhoria de processos de tomadas de decisão em empresas

25 de Setembro de 2019 às 12:41:14

Estudantes e egressos do Centro de Informática (CIn) da UFPE integraram as três equipes vencedoras do Hackathon Serpro. A competição ocorreu de 20 a 22 de Setembro no bairro do Parnamirim, Recife. Na equipe Neuróticos, que ocupou o primeiro lugar, tivemos os ex-alunos Gabriel Bandeira e Eduardo Macedo e o aluno Douglas Vasconcelos. A equipe Robô CIn_Data ficou em segundo lugar e foi composta pelos estudantes Mateus Machado, Lucas Santos, Deborah Moura, Walber Rodrigues e Heitor Medeiros do grupo de estudos em robótica do CIn-UFPE, o RobôCIn. Milton Gama Neto e Cláudio Monteiro, mestrandos do Centro, fizeram parte da equipe Carcará, terceira colocada na competição. Cada grupo recebeu como premiação doze mil, oito mil e seis mil reais, respectivamente.

No Hackathon Serpro, 100 competidores participaram em 20 equipes. O desafio era criar soluções digitais baseadas em ciência de dados que permitissem que as empresas tornassem seus processos de tomada de decisão mais assertivos e as suas gestões mais eficientes. A solução vencedora, do grupo Neuróticos, prevê o sucesso das empresas baseado na demanda, localização, indicadores econômicos e concorrência. Todos os membros do grupo são funcionários da NeuroTech, três deles fizeram ou fazem parte do CIn-UFPE. Gabriel Bandeira concluiu a graduação em agosto de 2019. Durante o período no Centro, entre outras coisas, ele foi co-fundador do RobôCIn. Para ele, a formação no Centro contribuiu para o seu desempenho no hackathon. "No CIn eu tive vários desafios, seja em projetos curriculares ou os extracurriculares que procurei fazer com Edna Barros na competição da Intel e no RobôCIn. Acredito que isso fomentou meu espírito de adorar competições e hackathons", destaca Gabriel.  

A solução do grupo Robô CIn_Data no Hackathon Serpro foi o SmartUp, capaz de extrair um relatório comparativo de empresas concorrentes, escolhendo parâmetros como região das empresas, faixa etária e gênero dos clientes que mais fizeram reclamações. Os dados melhoram o conhecimento da marca sobre o seu público-alvo. A solução é baseada em Extract, Transform and Load e Data Science a partir do cruzamento do banco de reclamações do PROCON com a base de CNPJs do Serpro. 

A equipe Carcará apresentou uma plataforma assistida por machine learning que possibilita que empresas no segmento business to business encontrem rapidamente novos clientes e fornecedores, ranqueando-os em determinadas regiões geográficas, natureza do negócio e contexto socioeconômico.