Institucional

Centro de Informática: há mais 40 de anos inovando e empreendendo

O Centro de Informática da UFPE (CIn-UFPE) é um dos mais renomados centros do Brasil e da América Latina e formador de grande parte da mão-de-obra mais qualificada em Tecnologia da Informação (TI) do país. Instituição fundamental para o crescente mercado de tecnologia, que estimula a criatividade de seus alunos e busca constantemente soluções inovadoras para o cotidiano de pessoas e empresas. Motivo de orgulho por oferecer cursos que estão entre os melhores do continente, além de ser o lugar de origem de diversas empresas atualmente bem sucedidas, que começaram como startups no Centro. A partir de parcerias com o setor privado, o CIn-UFPE também está se firmando como um nome forte nos mercados de trabalho nacional e internacional.

Um dos centros brasileiros de referência em várias áreas da Computação, como Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Linguagens de Programação, Lógica, Redes, Sistemas Distribuídos e Sistemas de Computação, o CIn-UFPE caracteriza-se pelo pioneirismo e pela inovação e foi um dos primeiros a criar disciplinas como Empreendedorismo, Jogos Digitais e Computação Musical, além de abrir espaço para a robótica, a realidade aumentada, os dispositivos móveis e contextualizados, entre outras. A essência que deu origem ao CIn permanece até hoje: ousadia, criatividade e forte conexão com o que está acontecendo pelo mundo. O corpo docente do CIn-UFPE é formado por mais de 130 profissionais, entre funcionários e doutores, e por um número de alunos que há 10 anos ultrapassa a casa do milhar.

Na graduação, o centro oferece os cursos de Ciência da Computação (CC), Engenharia da Computação (EC) e Sistemas de Informação (SI) – todos avaliados com cinco estrelas a cada ano pelo Guia do Estudante da Editora Abril.

Já o Programa de Pós-Graduação do CIn-UFPE destaca-se entre os sete melhores no Brasil e seus cursos incluem especialização, mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado. Além disso, o Programa possui o título de "Centro de Excelência e Referência" em ensino e pesquisa, com inserção nacional e internacional, segundo a Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A Coordenação de Pesquisa e Projetos do Centro, por sua vez, desenvolve estudos nas áreas de Banco de Dados, Engenharia da Computação, Engenharia de Softwares e Linguagens, Inteligência Computacional, Redes e Sistemas Distribuídos, Teoria da Computação e Mídia e Interação. Essa Coordenação visa incentivar, divulgar e dar suporte às pesquisas e aos projetos científico-tecnológicos realizados por docentes e pesquisadores do CIn. Nesse campo, o Centro mantém uma produção significativa e crescente, com a publicação anual de cerca de 40 artigos em periódicos internacionais indexados e mais de 100 artigos em conferências nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros.

Atualmente, o Centro dispõe de mais de 20 laboratórios e cerca de 500 computadores. São oferecidos para alunos, professores, funcionários e pesquisadores mais de 2.000 equipamentos pessoais, como notebooks, smartphones e tablets conectados à rede do CIn-UFPE, que conta com Wi-Fi em todas as suas instalações, além do acesso 24h por dia às instalações do Centro e de acesso remoto por meio de rede privada virtual (VPN). Esses equipamentos acessam dezenas de servidores, que funcionam ininterruptamente em sala climatizada e com nobreaks e geradores.

Os alunos, professores, funcionários e pesquisadores do CIn-UFPE possuem acesso às suas instalações 24h por dia, todos os dias da semana. Para isso, possuem um crachá que funciona como um cartão magnético, garantindo o controle do acesso individual. Além disso, existe a possibilidade de acesso remoto através de rede privada virtual (VPN), caso o usuário esteja distante do Centro. O CIn-UFPE está ligado à Internet por meio de conexões Gigabit Ethernet com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Tudo isso é reflexo do que se estabeleceu como missão para o Centro, ou seja: contribuir para a criação de uma sociedade melhor, promovendo o desenvolvimento das pessoas, da ciência e da tecnologia por meio da informática. Dessa missão, derivam todos os nossos valores:

excelência e qualidade;

valorização e comprometimento das equipes e pessoas;

compromisso coletivo;

ousadia e criatividade;

relevância social;

interação e cooperação, interna e externa;

internacionalismo e interdisciplinaridade;

ética e profissionalismo;

evolução e mudança, sempre!