Graduação

Sobre

Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e  Sistemas de Informação são os três cursos oferecidos pela Graduação do Centro de Informática (CIn) da UFPE, um dos maiores e mais importantes Centros Acadêmicos em Informática da América Latina, sendo no Brasil, um dos cinco melhores. 

O Curso de Graduação em Ciência da Computação foi criado em 1974 e tem como objetivo proporcionar uma ampla formação aos seus alunos, preparando-os para acompanhar a evolução das diversas áreas da informática.  Os profissionais que atuam nesta área são habilitados a desenvolver sistemas de softwares e hardwares utilizando metodologias e técnicas avançadas. Uma das metas é fornecer conhecimentos básicos bem fundamentados, preparando os estudantes tanto para o mercado de trabalho, com particular incentivo ao empreendedorismo, quanto para a carreira acadêmica, destacando-se em pesquisas inovadoras e desenvolvimento.

Já Engenharia da Computação, criado em 2002, é uma parceria do CIn com o Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES) do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE (CTG), e surgiu da necessidade gerada a partir dos avanços tecnológicos nas áreas de eletrônica e computação que estão criando um novo cenário global. O curso capacita os estudantes a elaborarem sistemas que envolvam o uso do computador em conjunto com sistemas de controle, comunicações ou hardware. A formação profissional é mais voltada para atuar com hardware cujas funcionalidades são determinadas e controladas por sistemas de computação.

O Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) tem como objetivo fornecer uma formação sólida em Administração e Computação. Além de uma ampla formação em áreas relacionadas a Sistemas de Informação com ênfase na gestão das organizações e estudos humanísticos. Dessa forma, o curso não possui um enfoque exclusivamente técnico, ele oferece ao aluno uma visão abrangente do ambiente organizacional e da sociedade com competências e habilidades para o profissional compreender as necessidades de um mundo em constante mudança.

A participação dos estudantes no Centro não se restringe à sala de aula. Entre as atividades que permitem essa interação estão o Diretório Acadêmico (D.A.), organização de alunos que possuem contato direto com a direção do CIn e coordenação do curso,  o  Programa de Educação Tutorial (PET), programa do Governo Federal que estimula os alunos de graduação a desenvolverem com qualidade atividades de ensino, pesquisa e extensão e o CITi, empresa júnior liderada por estudantes que desenvolvem sistemas e organizam cursos e eventos.

O incentivo à pesquisa é bastante presente. Cerca de 250 alunos participam de projetos de pesquisas como bolsistas de iniciação científica e a monitoria também é motivada e é realizada em quase todas as disciplinas do CIn.

Do mesmo modo, o empreendedorismo é estimulado através de disciplinas da área ministradas durante o curso. Há mais de dez anos, inicialmente com RECIFE BEAT  e atualmente por meio do CInove, a coordenação de empreendedorismo e inovação do CIn, que desenvolve diversas ações e programas como o programa de reidência em mídias digitais, no SandPit, workshops, palestras etc, no Pitch. O SandPit e o Pitch são dois ambientes do CIn criados especificamente para o fomento ao empreendedorismo em TIC.

Há a possibilidade ainda de estagiar no próprio Centro, através de projetos de incentivo da Lei de Informática em grandes empresas, tais como a Motorola, Samsung, Epson, Itautec, HP, entre outras. Uma ótima oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos e se preparar para o mercado de trabalho.

As graduações do CIn permitem ainda o investimento no futuro profissional através de convênios da UFPE com outros países, possibilitando intercâmbio para universidades como Hochschule Bremen, na Alemanha, Université de Technologie Compiegne, na França e o Instituto Politécnico de Tomar, em Portugal e outras. 

Assista o vídeo!