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Defesa de Tese de Doutorado - Nº 502: MMALA: Um Modelo de Maturidade para Adoção de Learning Analytics
Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 502
Aluna: Elyda Laisa Soares Xavier Freitas
Orientador: Prof. Fernando da Fonseca de Souza
Co-orientador: Prof. Vinicius Cardoso Garcia
Título: MMALA: Um Modelo de Maturidade para Adoção de Learning Analytics
Data: 27/08/2020
Hora/Local: 14h CIn – Virtual - meet.google.com/siu-pyfs-ktx
Banca Examinadora:
Prof. Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Hermano Perrelli de Moura (UFPE / Centro de Informática)
Prof. João Carlos Sedraz Silva (Univasf / Departamento de Engenharia Civil)
Prof. Alexandre Magno Andrade Maciel (UPE / Escola Politécnica de PE)
Profa. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri (USP /Departamento de Ciência da Computação/ICMC)
RESUMO:
Learning Analytics (LA) é uma tendência recente na educação. LA se utiliza
dos dados resultantes das interações ocorridas nos Sistemas de Gestão de
Aprendizagem - bem como em outras fontes, como redes sociais, por exemplo,
- para realizar análises que apoiam a compreensão e avaliação dos processos
de ensino e aprendizagem, permitindo a tomada de decisão de alunos e
professores, visando à melhoria desses processos. Pela utilização de LA, é
possível, por exemplo, identificar prematuramente os estudantes que podem
vir a abandonar o curso ou mesmo identificar os objetos de aprendizagem
mais adequados ao perfil de cada aluno. Porém, a simples utilização de
ferramentas não assegura a obtenção de benefícios, visto que a adoção de
Learning Analytics é uma tarefa complexa, a qual envolve diferentes áreas e
stakeholders da instituição de ensino. Um instrumento que pode dar suporte
à adoção de LA é o Modelo de Maturidade (MM). MM têm sido utilizados em
diferentes áreas para auxiliar na melhoria de processos, identificando
atividades que podem ser executadas a fim de que a organização avance a
níveis mais altos de maturidade, gradualmente. Nesse sentido, esta tese tem
por objetivo o desenvolvimento de um Modelo de Maturidade para Adoção de
Learning Analytics (MMALA), com o intuito de auxiliar as Instituições de
Ensino Superior que desejam iniciar a utilização de LA e permitindo-as
progredir sucessivamente no seu uso, possibilitando um aumento na extensão
dos benefícios obtidos na medida em que avançam a níveis mais altos de
maturidade. O MMALA identifica 5 categorias e 16 áreas de processos que
devem ser consideradas na adoção de LA; além disso, proporciona um roteiro
de melhoria, por meio de suas práticas funcionais, divididas em 4 níveis de
maturidade. O modelo proposto foi desenvolvido seguindo a metodologia de
Becker et al. (2009), tendo sido avaliado em duas ocasiões, sendo a última
por meio de Opinião de Especialistas, com a participação de pesquisadores
renomados na área de LA. Além de apoiar as IES na adoção de LA, este estudo
pretende contribuir para a democratização da utilização de LA, e, por
conseguinte, com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Dados Educacionais. Processo de Ensino-Aprendizagem.
Melhoria de Processos.