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Defesa de Tese de Doutorado - Nº 500: MOOColab - Um Framework de Colaboração Personalizado em Massive Open Online Courses

20 de Julho de 2020 às 09:51:32

Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 500

Aluna: Ana Carla Arruda de Holanda
Orientadora:  Profa. Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Título: MOOColab - Um Framework de Colaboração Personalizado em Massive  Open Online Courses
Data: 21/07/2020
Hora/Local: 15h – Virtual - https://meet.google.com/cgn-pxwv-ofa
Banca Examinadora:

Profa. Carla Taciana Lima Lourenço Silva UFPE / Centro de Informática)
Profa. Catarina Souza Costa (UFAC / Departamento de Informática e Estatística)

Profa. Vaninha Vieira dos Santos (UFBA/ Departamento de Ciência da Computação) 
Profa. Juliana Regueira Basto Diniz (UFRPE / Departamento de Computação)
Profa. Jeane Cecília Bezerra de Melo (UFRPE / Departamento de Computação)


RESUMO:

Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC, em inglês) podem disponibilizar 
oportunidades educacionais e experiências de aprendizagem para um público 
global, por meio da combinação dos avanços tecnológicos recentes e a 
aprendizagem mediada pela tecnologia. Em geral, eles são considerados 
cursos virtuais que não exigem qualificações prévias para a entrada, 
podendo ser acessados por qualquer pessoa e atraem um público 
diversificado, com uma variedade de experiências e qualificações 
profissionais. Nestes cursos a colaboração é essencial para desenvolver 
habilidades sociais e individuais através do compartilhamento de ideias, 
criando situações em que um pode contribuir com o outro, por meio de 
interações pautadas na troca de saberes. Desta maneira, pode-se incentivar 
os alunos a se engajarem na aprendizagem ao longo da vida. Entretanto, o 
envolvimento e a participação ativa nestes cursos não ocorrem como o 
esperado uma vez que não se consideram as necessidades particulares dos 
alunos, o que os desmotiva e gera fracas relações sociais entre eles. Como 
o uso crescente de MOOC gerou um volume de dados que, se explorados 
adequadamente, podem fornecer uma compreensão de como os alunos interagem 
ao longo da sua aprendizagem é possível identificar estratégias que podem 
ser usadas no processo de construção compartilhada de conhecimento. Assim, 
o objetivo desta tese é apresentar um Framework de Colaboração em MOOC 
denominado MOOColab que foi desenvolvido e implementado para promover uma 
maior interação entre os alunos, a partir da recomendação de pares no 
ambiente virtual. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa seguiu diretrizes 
de Design Science e contemplou dois ciclos de investigação. No primeiro 
ciclo foi desenvolvido um protótipo que foi avaliado por docentes e 
profissionais de Educação a Distância e onde foram constatadas evidências 
de que o Framework contribui positivamente para a interação e construção 
coletiva do conhecimento. A partir dessas evidências, no segundo ciclo da 
investigação, foi desenvolvido o MOOColab por meio da implementação de 
recursos de Learning Analytics (LA) e da recomendação de pares no ambiente. 
Além disso, o Framework possui um dashboard que possibilita que o professor 
acompanhe o progresso em um curso de forma individual ou coletiva. Para 
validar o Framework foi realizado um experimento cujos resultados indicam 
que o MOOColab apresentou um impacto positivo no processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Ambientes Massivos, Learning Analytics, Sistema de 
Recomendação, Aprendizagem Colaborativa