Defesa de Dissertação de Mestrado Profissional - Nº 313: Diagnóstico Institucional para Adoção de PBL em Cursos de Computação: Uma Pesquisa de Opinião em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil

29 de Julho de 2020 às 11:07:17

Defesa de Dissertação de Mestrado Profissional Nº 313

Nome do Aluno: Osmário de Carvalho Santos Filho

Nome do Orientador:  Simone Cristiane dos Santo Lima

Título da Dissertação:  Diagnóstico Institucional para Adoção de PBL em Cursos de Computação: Uma Pesquisa de Opinião em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil.

Data da Defesa: 31/07/2020

Hora/Local: 09:00 - Virtual

Membros da Banca:

Prof. Hermano Perrelli de Moura (CIn/UFPE

Prof. Eduardo Henrique da Silva Aranha  (UFRN)

Profa. Simone Cristiane dos Santo Lima (CIn/UFPE)

Resumo:

No cenário educacional, são notáveis as transformações que vêm sendo introduzidas com a adoção de abordagens ativas de ensino e aprendizagem em Computação, em particular, quanto ao método PBL (Problem-Based Learning) ou, em português, “Aprendizagem Baseada em Problemas”. No ensino tradicional, a realidade vem mostrando altos índices de desistência e abandono e, consequentemente, de evasão nos cursos de Computação, constatados por pesquisas que retratam as dificuldades encontradas pelos alunos no entendimento e aplicação de uma vasta quantidade de conteúdo. Por isso, as abordagens ativas têm sido procuradas com o objetivo de implementar melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Dentre os benefícios de PBL, destaca-se a formação de competências técnicas e não-técnicas. PBL é definido como um método de aprendizagem construtivista que faz uso de problemas reais como elemento motivador para o aprendizado, simulando habilidades como resolução de problemas, visão crítica e trabalho em grupo.  No entanto, a implementação de PBL não é uma tarefa fácil nem factível para qualquer instituição. Os principais desafios encontrados na literatura reforçam o alto esforço e custo associados à sua adoção. Esta constatação motivou a questão central desta pesquisa: “Como identificar se uma instituição está preparada para a adoção de PBL no ensino de computação?”. Visando a necessidade de buscar uma estratégia para verificar qual a real situação de instituições educacionais quanto aos aspectos requeridos à adoção da abordagem PBL no ensino de Computação. Quanto à metodologia científica, esta é uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada por meio de dois ciclos: 1) concepção, com o estudo e proposição dos aspectos a serem considerados na investigação junto às instituições educacionais; 2) pesquisa de opinião em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), de acordo com o método de Kitchenham e PFlee, por meio de uma pesquisa de opinião junto a professores e coordenadores de curso. Procurando investigar a questão-problema, o modelo de diagnóstico proposto analisou os aspectos pedagógicos, estruturais e organizacionais mais importantes para adoção da metodologia PBL no ensino da Computação, baseados em princípios de PBL e nos cinco elementos da metodologia xPBL (Problema, Ambiente, Capital Humano, Conteúdo e Processo), definida para adoção de PBL nesta área de conhecimento. Como principal contribuição, destaca-se a construção de um diagnóstico institucional sobre PBL no ensino de Computação e a importância de mostrar, para professores, coordenadores e gestores de Institutos Federais, como eles podem se preparar para a adoção do método, diante das informações resultantes do diagnóstico realizado. Acredita-se ainda que, a partir da realização do diagnóstico, as instituições poderão planejar melhor suas estratégias em busca de bons resultados e melhores desempenhos dos discentes, diminuindo a evasão escolar e estimulando o desenvolvimento de habilidades requeridas para seu cotidiano e ambiente profissional.

Palavras-chave: Ensino de Computação. Problem-Based Learning. Diagnóstico Institucional. Pesquisa de Opinião.